sexta-feira, 3 de maio de 2013

FORMINHA DE ESPINAFRE COM MOLHO DE TOMATE



Ingredientes das Forminhas:
700g de espinafre
2 colheres (sopa) de margarina derretida
100g de fatias de pão de forma
1 e 1/2 xícara de leite
2 ovos
1 gema
1/2 colher (chá) de noz moscada ralada
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Margarina para untar

Modo de Fazer as Forminhas:
Elimine os talos dos espinafres,lave muito bem as folhas e coloque-as, molhadas, numa panela. Cozinhe em fogo brando,com a panela tampada, até o espinafre ficar macio. Escorra-o numa peneira, separe umas 20 folhas grandes para forrar as forminhas e enxugue-as com papel toalha. Reserve.
Com um prato, pressione o espinafre que ficou na peneira para tirar toda a água. Retire o espinafre da peneira e pique bem miudinho.
Numa panela,coloque a margarina derretida, junte o espinafre picado e cozinhe mexendo até o espinafre ficar bem seco. Retire do fogo.
Numa tigela,esmigalhe o pão, junte o leite e misture bem. Acrescente os ovos, a gema, a noz moscada e o queijo ralado.Mexa bem todos os ingredientes para obter uma mistura homogênea. Junte essa mistura ao espinafre que está na panela,misture bem e confirme o ponto do sal.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Coloque uma assadeira com água no forno.
Unte com margarina 4 forminhas individuais de suflê e forre-as com as folhas de espinafre inteiras que estavam reservadas. Encha as forminhas com a mistura de espinafre, cubra com papel alumínio e coloque dentro da assadeira para assar em banho maria por 25 minutos ou até que a mistura fique firme.
Enquanto isso, faça o molho.

Ingredientes do Molho de Tomates:
1 k de tomates maduros sem peles e sem sementes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de manjericão picado
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (chá) de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer o Molho:
Corte os tomates em quatro partes.Numa frigideira grande, aqueça o azeite com o alho até dourar. Junte os tomates e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o líquido evaporar. Retire do fogo e junte o manjericão. Tempere com sal e pimenta a gosto, o iogurte e o suco de limão. Reserve até o momento de rechear as forminhas de espinafre.

Recheando as Forminhas e Finalizando a Receita:
Desenforme as forminhas que estavam assando em banho maria em pratos individuais, cubra cada uma como molho de tomates aquecido e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!