quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ROSCA DE NATAL



Ingredientes:
1 caixa (400g) de mistura para salgados
1/3 xícara de leite
3 ovos
1/4 xícara de margarina
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 xícara de leite
1/4 xícara de mel
1 colher (chá) de canela em pó
1 e 1/2 xícara de nozes bem picadas
2 colheres (chá) de suco de limão
1 xícara de uvas passas claras deixadas de molho numa tigelinha com 1/3 xícara de Contreau
1 xícara de frutas cristalizadas picadas também deixadas de molho no licor
1 gema batida para pincelar
1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão
frutas cristalizadas diversas para decorar

Preparo:
Numa tigela, coloque a mistura para salgados, 1/3 xícara de leite e 2 ovos. Misture bem com as mãos e reserve. Enquanto isso, prepare o recheio: numa panela derreta a margarina, junte o açúcar cristal, 1/4 xícara de leite, o mel e a canela. Misture bem e espere ferver. Junte as nozes, mexa bem, retire do fogo e deixe amornar. Junte o terceiro ovo, já batido e o suco de limão. Misture bem e reserve.

Numa superfície enfarinhada e utilizando o rolo, abra a massa até obter um retângulo de 37 x 54 cm. Espalhe o recheio sobre a superfície da massa. Escorra as passas e as frutas cristalizadas. Distribua as frutas por toda a superfície.

Enrole a massa pelo lado mais comprido, como se fosse rocambole, até obter um salsichão. Pincele a superfície com a gema batida.

Unte uma assadeira com margarina. Coloque a rosca na assadeira. Umedeça com água as pontas da rosca, junte-as, grude bem uma na outra e ajeite-as. Com uma faca afiada, corte a rosca em fatias iguais até dois dedos abaixo do centro.

Afaste as fatias, inclinando ligeiramente cada uma para mostrar o recheio. Unte um pedaço de papel de papel alumínio com margarina, cubra a rosca e deixe crescer durante 20 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno em temperatura alta. Retire o papel alumínio e leve a rosca ao forno para assar por 15 minutos, até dourar. Diminua a temperatura para média e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare um glacê misturando o açúcar de confeiteiro e o suco de limão até obter um creme espesso e escorregadio. Derrame o glacê sobre a rosca e decore com as frutas cristalizadas e os enfeites que você quiser. Coloque no prato de servimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!