quinta-feira, 20 de março de 2014

Apresentando a senhorita Ricota

Algumas informações sobre a Ricota



A ricota é um tipo de queijo obtido a partir do soro do leite o que a diferencia de outros tipos de queijos tornando-a mais leve e pobre em gordura. Geralmente vem sem sal, e cada 50 gramas possui aproximadamente 69 calorias. O alimento se destaca na composição e fortalecimento de ossos e dentes por ser rico em cálcio e também é indicado na obtenção de massa muscular, por possuir as mesmas calorias de alguns tipos de suplementos. Além das propriedades nutricionais a ricota é bastante versátil na culinária sendo utilizada no preparo de pratos doces e salgados como esfihas, tortas, patês e bolos.
Benefícios Alta digestibilidade devido ao perfil de aminoácidos que compõe suas proteínas; Presença de vitaminas (A, D, E, B) e minerais (zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo); Alto teor de cálcio, importante para a formação e manutenção de ossos e dentes, prevenção da osteoporose, e diferentes funções orgânicas. 
Proteinas O consumo de proteínas a cada dia é importante, porque o seu corpo utiliza proteínas de sua dieta para gerar proteínas dentro de suas células e tecidos. A quantidade de proteínas de que necessita diariamente depende do seu nível de atividade, o peso corporal e composição, mas em geral todos devem consumir pelo menos 0,8 g de proteína em sua dieta por 1 kg de peso corporal, recomenda a Universidade de Harvard . Uma porção de meia xícara de ricota semidesnatada contém cerca de 14,1 g de proteína, enquanto a ricota de leite integral contém 14 g.
Contra-indicações Queijos frescos, pouco dessorados e fermentados, contêm de 3 a 4g de lactose por 100g de produto e assim como todo derivado de leite, a ricota traz contra-indicações para diabéticos por aumentar o nível de glicose e, para pessoas com intolerância a lactose.

2 comentários:

  1. Bom dia, Tia Sônia! Sei que a receita da ricota é super simples, mas a senhora tem uma receita? Eu já tive, já fiz, mas não lembro mais com certeza como se faz. A que eu fazia colocava pimenta branca ou orégano, prá melhorar o sabor, e ficava maravilhosa, mas esqueci o básico, como preparar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a ricota é super saudável mas super sem gosto,pode-se torná-la mais saborosa temperando com pimenta branca moída ,óregano alho bem amassadinho e cheiro verde triturado. de outra feita tempere com um pouquinho de sopa creme de cebola,regado com fio generoso de azeite de oliva. pode-seamassr a ricota com um pouco de atum esmagado e coentro picado.espero te-la ajudado bjão

      Excluir

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!