terça-feira, 18 de março de 2014

Cuidado com o sódio! Na mesa, o sal de ervas!

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa pode consumir até 2 g de sódio por dia, o que equivale a 5 g de sal, se for considerado que cerca de 40% do sal é composto de sódio. Uma dieta rica em sódio pode trazer sérias consequências para a saúde, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral conhecido como AVC e até o comprometimento da função renal. Mas, cuidado. A partir do momento em que se reduz a quantidade de sódio dos alimentos, há a inclusão de cloreto de potássio. "O consumo excessivo do cloreto de potássio, conhecido como “sal light” poderá ser prejudicial para a saúde, principalmente em paciente portadores de doenças cardíacas e renais”, explica um nutricionista, que dá a dica para substituir o sódio na alimentação. Segundo ela, “uma maneira simples de reduzir a ingestão de sódio sem prejudicar o sabor das preparações é substituir o sal de cozinha (cloreto de sódio) pelo sal de ervas. Desta forma é possível reduzir em até 75% o consumo de sódio adicionado às preparações”. (Fonte: universojatobá.com.br). A seguir, uma receita para diminuir o consumo diário de sódio.



SAL DE ERVAS


Ingredientes:
01 xícara (chá) de sal grosso
01 xícara (chá) de orégano
01 xícara (chá) de alecrim
01 xícara (chá) de estragão

Modo de preparo: Lave bem as ervas. Quando estiverem secas, bata no processador ou liquidificador com o sal. Guarde a mistura em um vidro fechado. Use normalmente, no lugar do sal comum.


Dicas: Você pode personalizar seu sal de ervas, substituindo as da receita por outras, como alecrim, salsinha e manjericão.

Fonte da imagem: universojatobá.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!