Manjerona: Seca, é vendida em potes de vidro ou saquinhos plásticos. Fica ótima em omeletes, nos recheios, nas carnes, nos molhos, em pratos à base de batata, sopas e ensopados, feijão, ervilha, lentilha e grão de bico. Também no arroz, na aveia e em outros cereais.
Estragão: Muito utilizada em pratos da culinária francesa. Tem folhas fininhas e sabor forte. Devem ser utilizadas com moderação no finalzinho do cozimento. Encontra-se à venda em conserva, em supermercados especiais ou fresca, em feiras. Pode ser guardada num frasquinho, dentro do congelador.
Salsa (ou salsinha): Tem muitos usos - picadinha, pode ser misturada a molhos, recheios, omeletes, sopas e ensopados. Combina com carnes, aves, peixes e legumes. Tem sabor marcante mas não forte. É encontrada à venda nas feiras e supermercados em sua forma mais saborosa: fresca. Seca e desidratada, é vendida em supermercados. Pode ser frita em óleo quente e fica deliciosa assim, para acompanhar peixes.Usá-la só para enfeitar pratos, é um erro.
Cebolinha verde: conhecida em 2 formas - a de folhas finas e delicadas ou a que é maior e mais grossa que tem um bulbo branco, também aproveitável. Não é necessário utilizar a cebola quando empregar o bulbo da cebolinha verde cortadinho em rodelas, pois os sabores são idênticos. O ideal é utilizar o bulbo nos pratos mais suaves: cremes, suflês e omeletes, em que a cebola daria um sabor pronunciado. Ele também é de mais fácil digestão que a cebola.
Tomilho: Tem sabor levemente apimentado e combina com sopas à base de cenoura, beterraba, cará ou mandioquinha. Dá um toque especial ao feijão, grão de bico, ervilha e lentilha. Fica ótimo nos recheios para aves e ensopados. É encontrada fresca nas feiras e supermercados. Seca, em potes de vidro ou saquinhos plásticos nos supermercados.
Louro: Tem aroma forte e inconfundível. Fica ótima em pratos de carne, na vinha d'alhos dos assados e em sopas. Encontra-se à venda também em pó. Algumas receitas doces, como pudins e alguns bolos, ganham sabor especial com 1 pitadinha de louro em pó.
Alecrim: Erva de sabor forte que precisa ser usada com moderação. Torna as carnes grelhadas ou assadas, especiais. Ótima para aromatizar sopas, carne de porco e peixes. Dá um toque especial ao molho de tomate e aviva as saladas cruas. É encontrada à venda em folhas secas. Fresca, é encontrada nas feiras e mercados municipais.
Liza, você vai me matar com essas receitas!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirJesuizinho!!!!!!!!!!!!!!!!
Cada coisa boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
Beijos
Paulinha
Amo usar ervas em minhas receitas, tenho minha hortinha de ervas e um monte de potinhos delas desidratadas ....
ResponderExcluirCOnvido para conhecer meu blog...
abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspost.com
ervas,é tudo de bom !mesmo estando fazendo dietas de sal ou de qualquer tipo de alimento ,as nossas ervas de cada dia fazem bem esta substituição . obrigada por comentar nossas postagens !!!!!
ResponderExcluir