quinta-feira, 10 de março de 2011

DICAS DE COMPRAS PARA ALIMENTOS (parte I)


Quem não se atenta na hora da compra de alimentos, poderá levar para casa produtos de má qualidade ou que causem problemas à saúde. Portanto:
1) Verifique atentamente o produto: a cor, o cheiro e como está embalado e local de armazenamento; a embalagem do produto deve estar inteira e bem arrumada e o local de armazenamento, limpo.
2) Leia as informações impressas na embalagem, como validade e composição do produto;
3) Examine o local onde está comprando: no caso de carnes, dê preferência à estabelecimentos que tenham ladrilhos ou azulejos brancos até o teto e luz clara para ver  as condições de higiene. Luz de outras cores podem mascarar a cor da carne.
4) Procure o sêlo de certificado de qualidade de controle sanitário no departamento de hortifrutigranjeiros, frios e carnes.
5) A carne deve estar em balcão frigorífico com gelo ou com uma nuvem de frio por cima, facilmente visível. Se houver umidade ou água escorrendo pelos vidros, é sinal de que o balcão foi desligado.
6) Carne de vaca: se o cheiro não estiver bom e a cor, amarronzada, não compre.
7) Exija que a carne seja moída na sua frente para evitar que haja mistura com carne deterioriada, passada ou sebo.
8) Carne de porco: Se apresentar pequenas bolinhas brancas, não leve: pode estar infectada com parasitas altamente prejudiciais à saúde.
9) O peixe deve estar sempre conservado no gelo.
10) Pressione o peixe na região da barriga e veja se volta rapidamente. A carne tem que estar firme.
11) Peixe com cheiro de amoníaco, está estragado. No caso de peixes secos, como o bacalhau, evite os que tiverem manchas de umidade ou avermelhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!