quarta-feira, 16 de março de 2011

DICAS DE COMPRAS PARA ALIMENTOS (parte II)


1)Atenção à compra e ao prazo de validade dos leites:
Longa vida: fechado, dura até 3 meses. Depois de aberto, é igual ao do saquinho. Olhe se a embalagem está completamente vedade, vire de ponta cabeça, dê um aperto leve: se vazar, não compre.
Leite em saquinho plástico: veja o dia da semana impresso na embalagem. Ele dura 24 horas e deve ser fervido antes de ser consumido para eliminar as bactérias. Guarde na geladeira em recipiente fechado.
Leite em pó (lata): fechado, tem validade de 12 a 18 meses. Aberto, deve ser consumido em 20 dias. Ao comprar, verifique se a lata está completamente vedada. Guarde em local fresco e arejado.
Leite em pó (caixa): fechado, é válido por 9 meses. Aberto, também deve ser consumido em até 20 dias.
2) Queijos, manteigas e iogurtes: examine na embalagem o rótulo com data de fabricação e de validade. Se estiver ilegível, não leve. Atenção às condições de armazenamento dos produtos, inclusive do espaço físico onde estão.
3) Salsichas e linguiças embaladas à vácuo, não pode ter formação de líquidos ou bolhas dentro da embalagem. Manchas esverdeadas ou o produto solto dentro do pacote indicam que houve entrada de ar e, por conseguinte, pode estar estragado.
4) Cereais: evite embalagens coloridas - elas podem mascarar o aspecto do alimento impedindo que se examine para ver se há carunchos, se o arroz ou feijão, estão quebrados.
5) Não compre alimentos em em latas amassadas: isso vale para os enlatados em geral: lata amassada ou enferrujada pode trazer sérios problemas à saúde. Depois de aberta, o conteúdo deve ser transferido para um recipiente seco e com tampa, e colocado na geladeira.
6) Qualquer bebida em vidros  deve ser examinada contra a luz: não pode haver qualquer indício de sólido. Você não sabe o que é. Não leve caso veja alguma porção não identificada e denuncie.

2 comentários:

  1. Você sabe me dizer se a lata de leite em pó estiver amassada tb faz mal?
    Outros tipos de enlatados eu sei que nao pode consumir, mas o leite por ser em pó fiquei na duvida..... Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. O IDEAL É Ñ COMPRAR NADA AMASSADO OU ENFERRUJADO AINDA QUE A DATA DE VALIDADE SEJA BOA .MAS....SE SÓ TIVER AQUELA UNICA E ESTEJA PRECISANDO ,POR SER EM PÓ MAIS DÍFICILMENTE PASSARÁ O AZINHABRE DA LATA PARA O ALIMENTO .UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!