domingo, 10 de julho de 2011

CUPCAKES - CONHECENDO OS INGREDIENTES BÁSICOS


Fazer cupcakes é uma arte. Eles não são apenas pequenos bolos. São pequenos bolos confeitados, recheados e, abaixo, uma lista dos ingredientes que são requeridos em várias receitas. Portanto, não se assuste! Muito provavelmente você poderá escolher uma receita que peça alguns dos ingredientes listados abaixo, nunca todos eles. Então, vamos começar a aprender os nomes, a função e do que é feito cada ingrediente. Com certeza, em sua cidade, você encontrará lojas de produtos específicos para bolos confeitados e doces artesanais. É aí que estarão também esses ingredientes dos cupcakes.


AÇÚCAR IMPALPÁVEL - é o açúcar com cristais muito finos. Contém adição de amido para prevenir a formação de grumos. Dissolve-se facilmente e promove texturas macias e aveludadas.
BAUNILHA  - procure os que estão descritos como "BAUNILHA NATURAL" ou "EXTRATO PURO DE BAUNILHA".
CHOCOLATE  HIDROGENADO - usado nas coberturas, feito com gordura vegetal hidrogenada. Usado somente para decorações, principalmente em filigranas.
CONFEITOS - podem ser feitos de chocolate ou simplesmente de açúcar. Garantem um colorido incrível a qualquer cupcake.
CORANTE EM GEL -  tem textura gelatinosa e maior concentração de cor, proporcionando cores mais intensas sem modificar a textura da base utilizada.
COULIS DE FRUTAS - calda grossa feita a partir de água, açúcar e polpa de fruta. Muito usado para coberturas de bolos, doces e decoração de sobremesas em geral.
ESPECIARIAS - enquanto as ervas são as folhas de plantas, as especiarias podem ser cascas, raízes, sementes, frutos ou talos: baunilha, canela, cravo da índia, gengibre, noz moscada. 
FLORES COMESTÍVEIS - essas são bem diferentes das encontradas em floriculturas. São adquiridas em produtores especializados, que não utilizam nenhum tipo de agrotóxico ou tratamento químico em seu cultivo.
FONDANT - cobertura doce de textura lisa e consistência dura, depois de seca. É feita com açúcar impalpável, manteiga e leite, usada também para coberturas dos cupcakes e outras sobremesas.
FRUTOS SILVESTRES
FRUTAS SECAS - são as desidratadas. São mais concentradas que as frutas frescas, portanto, tem uma quantidade muito maior de calorias e fibras e menor de vitaminas.
GANACHE - creme de chocolate e leite, de textura cremosa e homegêna, mais utilizado como recheio mas também pode ser utilizado como cobertura.
GORDURA VEGETAL HIDROGENADA -
ISOMALTE - açúcar modificado tendo como matéria prima, a beterraba. Tem sabor menos doce do que o açúcar comum. Por sua textura, com ele se produz esculturas.
MANTEIGA -
PASTAS DE AÇÚCAR - também chamada de PASTA AMERICANA, PASTA PARA FLORES, MASSA ELÁSTICA, PASTA DE GOMA. Utilizada para coberturas e decorações em texturas finíssimas e dão acabamento aveludado e perfeito aos cupcakes.
XAROPE DE GLUCOSE - solução concentrada de açúcar de milho. Tem por função enriquecer massas e retardar os processos de cristalização.
BUTTERMILK - soro do leite coalhado que resta no processo da fabricação da manteiga. É bastante líquido e tem sabor levemente ácido. É usado no preparo da massa pois, em combinação com o bicarbonato de sódio, fermenta a massa. Como pode ser feito em casa, vamos à receita:
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre
240 ml de leite desnatado

Modo de Preparo:
Misture o suco de limão ou vinagre no leite desnatado.
Deixe descansar em temperaura ambiente por cerca de 10 minutos, até que talhe.

OBS: Ele também pode ser substituído por 2/3 de iogurte desnatado e 1/3 de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!