quarta-feira, 17 de abril de 2013

BOLO FLORESTA NEGRA



Ingredientes:
6 colheres (sopa) de farinha de trigo para polvilhar
Margarina em temperatura ambiente para untar
6 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 xícara de chocolate meio amargo em pó
10 colheres (sopa) de margarina derretida

Ingredientes da Calda:
1/2 xícara de água
5 colheres (sopa) de açúcar
1/4 xícara de kirsch (destilado de cereja)

Ingredientes da Cobertura e Recheio:
250g de chocolate meio amargo em barra cortado em lascas grandes, médias e pequenas (grossas e finas)
1 xícara de cerejas em calda
4 xícaras de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de kirsch (opcional)
Algumas cerejas inteiras para decorar

Modo de Fazer:
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte com margarina 3 formas redondas sem buraco no meio com 18 cm de diâmetro e 4,5cm de profundidade. Polvilhe cada forma com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, distribuindo bem sobre o fundo e as laterais e eliminando o excesso de farinha.
Na batedeira, coloque os ovos, a baunilha e o açúcar, batendo por 10 minutos até a mistura ficar consistente e cremosa. Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o sal e o chocolate em pó. Vá peneirando aos poucos a mistura de farinha sobre o creme de ovos e misturando delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima. Junte a margarina, 2 colheres (sopa) de cada vez, misturando do mesmo modo.
Despeje a massa do bolo nas 3 formas já preparadas, procurando distribuir quantidades iguais de massa em todas elas de forma rápida para que a margarina não se deposite no fundo da massa. Leve por 10 a 15 minutos ao forno preaquecido até que, ao furar o centro do bolo com um palito, este saia limpo. Tire as formas do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Desenforme os bolos e deixei-os esfriar completamente.
Calda: Numa panela pequena, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau até dissolver o açúcar. Continue o cozimento sem mexer, com a panela tampada, por 5 minutos. Retire do fogo e deixe amornar.Junte então o kirsch e misture. Deixe à parte. Forre uma superfície para continuar o trabalho com papel manteiga e coloque os bolos sobre ele. Faça alguns furos nos bolos com um garfo grande e regue-os com a calda. Reserve.
Cobertura e Recheio: Escorra as cerejas numa peneira e enxague com água fria. Enxugue com papel absorvente e deixe à parte. Coloque o creme de leite numa tigela e bata na batedeira até ficar ligeiramente consistente. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre ele e bata novamente até incorporar e firmar. Despeje o kirsch num fio constante e bata mais um pouco para misturar. Reserve.
Coloque um dos bolos no centro do prato de servir e, com uma espátula, espalhe uma camada de 1,5cm de espessura do creme batido sobre o bolo. Arrume as cerejas sobre o creme, deixando livre uma borda de 1,5 cm em volta do bolo todo. Cubra cuidadosamente como segundo bolo e espalhe outra camada de 1,5 cm de creme. Cubra com o terceiro bolo e espalhe o restante do creme batido sobre o bolo já montado.
Cubra o topo e a lateral do bolo inteiramente com as lascas de chocolate de tamanho pequeno, fazendo um pouco de pressão com os dedos para que tomem aderência ao bolo. Finalmente, decore a parte de cima com as lascas dos 3 tamanhos e acima delas as cerejas. Guarde o bolo na geladeira até a hora do servimento.
Delicie-se!

2 comentários:

  1. E quem resiste ao bolo de chocolate? E chantilly com cerejas?
    Muito boa a receita viu? Inclusive a calda que eu nao sabia que esse bolo levava calda. Deve ser opilo do gato dessa maravilha, né?
    Amei!

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Oi Selma curtí seus comentários . sou grata por sua preferencia ,..... se tiver dúvidas procure-nos .um bj

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!