Foto original: Cícero Viegas
Ingredientes:
300g de bacalhau demolhado durante 36 horas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de cebola picada
1 tomate médio sem pele e sem sementes, picado
1/2 pimentão pequeno, sem pele e sem sementes, picado
3/4 xícara de margarina
3/4 xícara de farinha de trigo
1 litro de leite (um pouco menos)
Sal e pimenta a gosto
1/4 xícara de uvas passas sultanas ( são as brancas)
Água morna para hidratar as passas
Farinha de trigo para envolver as passas
Margarina para untar
Farinha de rosca para polvilhar
6 ovos - claras e gemas separadas
Como Fazer:
Escorra o bacalhau e limpe, retirando a pele e as espinhas. Reserve. Numa panela, junte o azeite, o alho, a cebola, aqueça em fogo médio e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique transparente.
Acrescente o bacalhau, o tomate, o pimentão e continue o cozimento, mexendo de vez em quando, por mais 7 ou 8 minutos. Retire do fogo, deixe a mistura esfriar um pouco, passe no processador de alimentos e reserve. Numa panela com capacidade para 2 litros, derreta a margarina em fogo médio, junte a farinha de trigo e cozinhe até dourar, mexendo sem parar com a colher de pau. Acrescente o leite e continue o cozimento, sem parar de mexer para a mistura não empelotar, até formar um molho consistente.
Retire do fogo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture bem. Acrescente a mistura do bacalhau e deixe esfriar completamente. Enquanto a mistura esfria, coloque as passas numa tigela pequena, cubra com água morna e deixe ali por 15 minutos para hidratar. Escorra bem as passas, enxugue-as com toalhas de papel e passe em farinha de trigo até envolvê-las bem. Reserve-as.
Unte com margarina uma forma redonda de furo central com 25 cm de diâmetro e polvilhe com farinha de rosca. Reserve. Preaqueça o forno em temperatura alta (220ºC). Quando a mistura de bacalhau estiver fria, bata as claras em neve firme. Junte as gemas, misture, despeje sobre a mistura de bacalhau e mexa com uma espátula, delicadamente, de baixo para cima, até incorporar bem. Junte as passas que estavam reservadas.
Passe a mistura para a forma preparada e nivele a superfície com a espátula. Coloque a forma dentro de uma assadeira, junte água na mesma até atingir 3 cm de altura, leve ao forno preaquecido e asse em banho maria por cerca de 20 minutos ou até o pudim ficar dourado e firme.
Tire o pudim do forno, desenforme num prato de servimento redondo, decore a gosto e sirva quente ou frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!