quarta-feira, 12 de março de 2014

Bolinho de batata em duas versões!

"Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Cozinhar com zelo é um ato de amor". (Craig Claiborn)




Bolinhos fritos de batata

Ingredientes:
06 batatas médias
sal a gosto
01 ovo
02 colheres (sopa) de farinha de trigo
03 colheres (sopa) de leite
óleo para fritar

Modo de preparo:
Descasque as batatas e rale sobre uma peneira. Aperte bem e deixe escorrer o máximo de líquido possível. Numa tigela bata o ovo temperado com sal a gosto, a farinha de trigo e 2 colheres de leite. Adicione a batata, misturando bem. Se necessário, pingue mais um pouco de leite, para obter uma massa mole. Aqueça bastante óleo numa frigideira funda. Separe porções de massa de cerca de 02 colheres de sopa, molde bolinhos achatados e frite-os no óleo quente até dourarem por igual. Retire-os com uma escumadeira, escorra  em papel absorvente e sirva em seguida, como tira-gosto ou acompanhando carnes assadas ou cozidas.

Bolinhos cozidos de batata

Ingredientes:
04 batatas médias 
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de semolina
02 ovos
pimenta do reino (opcional)
04 xícaras (chá) de caldo de carne ou galinha (caseiro ou preparado com tabletes)


Modo de preparo: Descasque as batas e cozinhe em água temperada com sal por uns 15 minutos, ou até que a polpa esteja macia. Escorra e passe pelo espremedor. Adicione a semolina e os ovos, tempere com uma pitada de pimenta do reino (se for usá-la) e bata com a colher de pau até que a massa esteja macia. Leve o caldo ao fogo. Usando uma colher de sopa como medida, separe as porções de massa e molde os bolinhos. Coloque-os para cozinhar no caldo fervente por 10 minutos. Retire-os com uma escumadeira, escorra bem e sirva em seguida, acompanhando carnes.

Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!