segunda-feira, 21 de abril de 2014

Doce sim, mas muito doce não! Duas receitas com alerta para um consumo consciente e saudável de açúcar

Antes de algumas receitinhas bem rápidas de doces, indicamos alguns alertas. 

Doce sim, mas muito doce não!


De acordo com a nutricionista Roberta dos Santos Silva, recomenda-se reduzir a quantidade o máximo possível, em especial a sacarose (açúcar branco refinado) a ser consumida no dia. Não devemos ultrapassar a quantidade de até 10% da sua ingestão calórica.
Os tipos de açúcares são: 
Açúcar refinado = O mais comum dos açúcares. O processo de refino consiste na dissolução do açúcar cristal e remoção do material insolúvel e dos corantes naturais, por métodos físicos e químicos. Por conter sais que absorvem água, umedece com facilidade, tornando-se viscoso, sendo, portanto, de difícil conservação.
Açúcar de confeiteiro = Tem textura muito fina, é o açúcar obtido através de uma moagem maior, com o acréscimo de amido, que evita agregação dos cristais. É indicado para glacês, confeitar bolos, enfeitar tortas, doces e pães.
Açúcar mascavo = Açúcar não-refinado, de sabor muito parecido com o da rapadura e de cor amarelo-escura. É bastante úmido, feito com grande quantidade de melaço. Açúcar orgânico = Produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico.    

Adaptado de Roberta dos Santos Silva (Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113)

Agora, umas receitas bem rápidas e saborosas!

Receita nº 01

Beliskão

Ingredientes:
02 ovos
02 colheres (sopa) de margarina
01 xícara (chá) de leite morno
02 xícaras (chá) de açúcar
01 colher (sopa) de pós royal
Farinha até dar o ponto

Modo de preparo: Estique a massa (feita da mistura dos ingredientes) na espessura de 01 cm e corte retângulos. Coloque um pedacinho de goiabada e junte duas pontas contrárias (formando um triângulo) e aperte. Leve ao forno.

Receita nº 2 

Panquecas de banana


Ingredientes:
04 bananas amassadas com o garfo
04 colheres (sopa) de farinha de trigo
04 ovos inteiros
01 colher se sopa cheia de fermento

Modo de preparo: Misture tudo muito bem e vá pondo as colheradas em óleo quente. Frite dos dois lados e coloque em papel absorvente. Arrume em camadas e polvilhe com açúcar e canela ou sirva com mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!