terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A MAL FALADA DA VEZ: COLHER DE PAU

Crédito da Foto: artimanhas.wordpress.com

A antiga e útil colher de pau, que foi utilizada muitíssimo bem por nossas antepassadas  e por nós mesmas, cozinheiras dos dias atuais, caiu na berlinda. Os ataques a esse utensílio se baseiam, principalmente, na questão da higiene.
Garantem alguns que ela prolifera fungos e bactérias  por causa do material da qual é feita, ou seja, a madeira, que é porosa. Por outro lado, há quem diga que estas são feitas com antibactericida natural. 
Mas convenhamos: não apareceu ainda nenhum objeto similar no mercado; as colheres de plástico, alumínio, silicone (que também está no crivo da desconfiança por suas partículas que dizem ser cancerígenas) NÃO tem o mesmo efeito que a boa e velha colher de pau. Só quem vivenciou suas bisavós, avós, tias, mães fazerem maravilhas com este utensílio dá a devida importância e se nega a jogá-la fora, mesmo ante a estes argumentos que nos deixam indecisas.
Penso que a crítica é demasiadamente radical. Claro que não se deve ter colheres de pau, assim como tábuas de carne de madeira e não ter nenhum cuidado com as mesmas. É imprescindível manutenção, atenção e limpeza constante, além de lavá-las costumeiramente. O cuidado nesse quesito é quando a colher apresentar rachaduras, ranhuras e lascas. Se estiver assim, é hora de trocar por uma nova. E elas tem tempo útil sim. Uma hora tem que acontecer a troca por outra. E não é um utensílio dos mais caros, portanto, deve ser trocada sempre que for percebida mudança de cor, impregnação de cheiros e a superfície não estiver mais lisa.
O ferro, o alumínio, o silicone, o plástico também não tem garantias de não serem nocivos. E qualquer que seja o utensílio ou eletrodoméstico de cozinha que não seja, frequentemente limpo, definitivamente é perigoso para a saúde. Portanto, vamos nos ater ao que podemos fazer para garantir a máxima higienização das nossas ajudantes das artes culinárias: as colheres de pau!
Listamos outros cuidados e idéias:
* Lave o utensílio LOGO pós o uso, com água morna e sabão;
* Seque o mais que puder, sempre com pano limpo;
* Não guarde as colheres de pau em locais fechados pois absorvem umidade. Deixe-as secarem em local ventilado; aproveite e deixe-as à vista: dão um toque retrô à cozinha;
* Para desinfetá-la, deixe a colher por meia hora numa mistura de suco de meio limão com 1 copo de água e depois lave-a normalmente e deixe secar ao natural;
* Hoje em dia já  existem colheres de bambu (consideradas ecologicamente corretas)  para fins culinários e com mais garantias de higiene;



* Tenha colheres de pau para doces e salgados separadamente para que não adquiram cheiros e sabores;
* Aproveite o forno quente desligado e coloque lá a colher de pau para secar; é desinfetante.
* Dê um trato na colher de pau: Depois de lavada, coloque por 5 minutos em uma mistura de vinagre branco e água. Enxague bem e seque com pano limpo. 
* Se o odor ficou muito forte, nada como espremer meio limão ou deixar de molho no vinagre por 5 minutinhos. Lave com água e sabão, seque com pano limpo e mesmo assim, sempre deixe a colher de pau em local arejado. Antes de usá-la, lave-a novamente.
* De vez em quando, deixe as colheres por toda a noite em recipiente com 1 litro de água e suco de meio limão.
Particularmente, não vivenciei artes na cozinha que me comprovassem  melhorias na troca da colher de pau por outra de material diferente. Ela garante firmeza na mistura de ingredientes, homogeneidade com rapidez, não entorta, não queima, tem o tamanho ideal, não risca panelas, não deforma. Se você tem alguma idéia, receita de limpeza ou  informação sobre esse assunto, compartilhe conosco!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!