domingo, 24 de março de 2013

PUDIM DE LIMÃO COM MOLHO DE VINHO BRANCO



Ingredientes do Pudim:
2 limões
1/4 xícara de licor de laranja ou Curaçao ou Contreau
7 colheres (sopa) de açúcar
7 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
1/4 xícara de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de suco de limão
1 e 1/4 xícara de leite
6 gemas em temperatura ambiente
7 claras em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Margarina e açúcar para untar a forma

Ingredientes para o Molho de Vinho:
1 ovo
2 gemas
1/4 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 xícara de creme de leite

Ingredientes para Decoração:
80g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de água
folhinhas de hortelã

Modo de Preparo:
Pudim:
Unte uma forma alta redonda de 22 cm de diâmetro e salpique açúcar. Retire o excesso. Rale a casca de 2 limões e reserve.
Bata a margarina com o açúcar e a farinha de trigo numa vasilha média. Junte a casca ralada, o suco dos limões e o licor.
Aqueça o leite quase ao ponto de fervura. Acrescente aos poucos à mistura de farinha de trigo, batendo bem. Coloque tudo numa panela limpa e aqueça, mexendo sempre até que a mistura engrosse (uns 5 minutos). Retire do fogo.
Aos poucos, junte as gemas, batendo. Coloque numa vasilha grande e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Aqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Bata as claras em neve. Acrescente uma parte das claras ao pudim e misture cuidadosamente. Acrescente as claras restantes, misturando novamente. Coloque na forma preparada.
Asse em banho maria até que a superfície do pudim fique dourada e no meio esteja firme. Leva uns 50 minutos. Retire do forno e do banho maria. Deixe esfriar por uns 10 minutos. Desenforme sobre um prato redondo grande que tenha espaço nas laterais para segurar o molho.
Molho:
Misture o ovo, as gemas, o açúcar, o suco de limão e o vinho numa panela pequena. Bata até que espume. Leve ao fogo bem lento e bata até que engrosse e fique espumoso, sem no entanto, engrossar demais.
Retire do fogo e bata até que esfrie. Bata o creme de leite para que fique da mesma consistência do molho. Acrescente ao molho cuidadosamente. Despeje tudo sobre o pudim.
Decoração:
Derreta o chocolate numa panela pequena. Aqueça em fogo lento. Faça com o chocolate um desenho decorativo sobre o molho e em volta do pudim. Enfeite com as folhinhas de hortelã.
Bom Apetite! E capriche!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!