terça-feira, 31 de dezembro de 2013

BOLO DE NOZES COM LARANJA



Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/4 colher (chá) de sal
12 colheres (sopa) de margarina
1 e 1/2 xícara de açúcar
6 ovos
1 xícara de leite
160g de tâmaras picadas (cerca de 18 unidades), envoltas em farinha de trigo
1 xícara de nozes picadas
margarina para untar
4 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
casca ralada de 4 laranjas
2 xícaras de suco de laranja
8 colheres (sopa) de licor de laranja
5 e 1/2 xícaras de margarina sem sal em temperatura ambiente

Como Proceder:
Unte com margarina 2 formas redondas de 22 cm de diâmetro e forre com papel impermeável. Unte também o papel com margarina.
Numa tigela, peneire junto a farinha, o fermento e o sal por 2 vezes e deixe de lado. Preaqueça o forno em temperatura média.
Usando a batedeira, bata a margarina junto com o açúcar em velocidade alta, até obter um creme bem fofo.
Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Reduza a velocidade da batedeira para o ponto mais baixo e vá acrescentando os ingredientes secos peneirados, alternando com o leite às colheradas.
Retire da batedeira e, com uma espátula, vá juntando as tâmaras enfarinhadas e as nozes, misturando delicadamente. Coloque metade da massa em cada forma e leve ao forno preaquecido por cerca de 35 minutos ou até o bolo ficar firme e dourado.
Retire do forno, deixe esfriar completamente, desenforme e elimine o papel. Enquanto isso, prepare o recheio/cobertura: usando a batedeira em velocidade alta, bata os ovos, o açúcar e a casca de laranja até obter um creme fofo.
Reduza a velocidade para média, junte o suco de laranja e bata até misturar. Passe a mistura para uma panela e leve ao fogo brando, em banho maria, mexendo com uma colher de pau até engrossar.
Retire do fogo e junte o licor de laranja. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando. 
Em outra tigela, bata a margarina na batedeira, em velocidade alta até ficar cremosa. Reduza a velocidade, junte a mistura de laranja de uma vez e bata até obter um creme bem fofo. Retire da batedeira e deixe à parte.
Corte os bolos já frios no sentido horizontal para obter quatro camadas. Com uma espátula, espalhe uma parte do creme sobre a primeira camada de bolo, cubra com as outras camadas, intercalando com o creme com o creme e espalhe o restante sobre o bolo, cobrindo-o inteiramente.
Leve ao freezer sem cobrir por cerca de 30 minutos ou até endurecer o creme. Retire, envolva com filme plástico e, depois, com papel alumínio. Guarde no freezer por até 15 dias.
Para descongelar, retire do freezer, desembale, coloque num prato de servir e deixe 24 horas na geladeira. Retire e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de levar à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!