quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CAROLINAS



Ingredientes:
1 xícara de água
1 colher (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente, cortada em pedacinhos
1 xícara de farinha de trigo peneirada
5 ovos
margarina para untar
farinha de trigo para polvilhar

Modo de Fazer:
Numa panela pequena antiaderente ou de inox, coloque a água, o açúcar, o sal e os pedacinhos de margarina. Leve ao fogo médio, sem mexer.
Quando a mistura ferver, retire a panela do fogo e junte, de uma só vez, toda a farinha peneirada.
Com uma colher de pau, mexa vigorosamente. Leve a panela de volta ao fogo médio e continue mexendo sempre, raspando o fundo da panela, raspando os lados, tornando a raspar o fundo, e assim por diante, até a massa secar e não grudar mais no fundo da panela ou na colher.
Quando se formar uma leve camada de massa grudada no fundo da panela, e você tiver a certeza de que a massa está bem seca, retire a panela do fogo e deixe amornar, mexendo a massa de vez em quando.
preaqueça o forno em temperatura alta (200ºC). Quando a massa estiver morna, vá juntando os ovos inteiros, um a um. Junte o primeiro e mexa vigorosamente com a colher de pau, até ficar completamente incorporado à massa. Só então acrescente o segundo, com o mesmo cuidado.
Depois de acrescentar o quarto ovo, preste atenção às condições da massa pois não deverá ficar mole demais. Quebre o quinto ovo num prato fundo, bata bem com um garfo e vá acrescentando à massa, aos poucos, até ficar na consistência ideal. Se não for necessário, não use o quinto ovo.
Unte uma assadeira com margarina. A seguir, espalhe farinha de trigo na assadeira untada. Coloque a massa num saco de confeitar com bico liso e vá distribuindo montinhos com cerca de 3 cm de diâmetro pela assadeira, bem afastados uns dos outros. Você também poderá distribuir colheradas (de sopa) de massa na assadeira, formando montinhos.
Leve ao forno preaquecido na prateleira do meio. Deixe assar até crescerem e secarem bem (cerca de 25 minutos). Não abra o forno nos primeiros 10 minutos de cozimento.

Essa receita rende 25 unidades.

DICAS:
Depois de 20 minutos de forno, retire as carolinas e, com a pontinha de uma faca, espete o fundo de cada uma para que solte o vapor que há em seu interior. Leve de volta ao forno por mais 5 minutos para terminar de assar; assim, elas ficarão mais sequinhas.
Quando estiverem assadas, retire-as da assadeira e deixe esfriar sobre uma grade, para ficarem bem secas na parte inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!