quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CEIAS DE ÚLTIMA HORA - PRIMEIRA SUGESTÃO

 


PRESUNTO À CALIFÓRNIA
Ingredientes:
1 presunto tender de 3 kg
1 xícara de vinho branco
2 colheres (sopa) de mostarda
2 e 1/4 xícaras de conhaque
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de casca ralada de laranja
20 cravos da Índia
1 colher (sopa) de fécula de batata
1/2 xícara de suco de laranja fresco
Pêssegos, ameixas pretas, cerejas e rodelas de abacaxi em caldas, escorridos para decorar

Modo de Fazer:
Preaqueça o forno em temperatura alta (220ºC). Com o auxílio de uma faca pontiaguda bem afiada, faça vários cortes transversais na superfície do presunto, nos dois sentidos, formando losangos uniformes.
Coloque o presunto numa assadeira, regue com o vinho e leve ao forno por 20 minutos.
Enquanto isso, ponha a mostarda numa tigela, junte 1/4 xícara de conhaque, misture,  acrescente o mel e a casca ralada da laranja, mexendo até incorporar bem o tempero.
Decorridos os 20 minutos, tire o presunto do forno, pincele com parte do tempero e espete os cravos no centro dos losangos recortados na superfície do presunto.
Leve novamente ao forno por mais 30 minutos, pincelando de vez em quando com o tempero. Tire do forno, passe para o prato de servir, decore toda a volta com as frutas em calda e cubra com papel alumínio para manter o calor ou deixe dentro do forno desligado mas ainda quente.
Prepare o molho:
Escorra todo o molho da assadeira para dentro de uma pequena panela. Dissolva a fécula de batata no suco de laranja, junte ao molho e leve ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau, até engrossar. Retire do fogo e reserve.
Coloque o restante do conhaque numa frigideira pequena, leve ao fogo para aquecer e deixe a chama entrar em contato com o conhaque. Despeje o conhaque em chamas no molho e deixe o fogo se apagar naturalmente. Misture.
Regue o presunto com parte do molho e coloque o restante numa molheira. Sirva quente. Corte o presunto já na mesa.

PEITO DE PERU DEFUMADO
Ingredientes:
1 peito de peru defumado sem osso
2 cebolinhas verdes picadas
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho
6 grãos de pimenta do reino preta
1 laranja
1 limão
2/3 xícara de caldo de frango
1/4 xícara de vinho do Porto
6 colheres (sopa) de geléia de uva
1 colher (chá) de molho inglês
Sal a gosto
Frutas em calda, escorridas, para decorar

Modo de Preparo:
Remova cuidadosamente a pele do peito de peru para conservá-la intacta.
Corte o peito de peru em fatias finas e arrume num prato de servir de maneira a reconstituir o formato do peito. Cubra-o com a pele removida.
Decore o prato, arrumando as frutas em calda em volta do peito de peru. Reserve.
Prepare o molho:
Coloque a cebolinha picada numa panela juntamente com o vinagre e os grãos de pimenta. Leve ao fogo para reduzir um pouco o vinagre. Retire do fogo.
Descasque a laranja e o limão com todo cuidado, usando uma faca bem afiada, para remover somente a parte colorida, pois a parte branca é amarga. Corte as cascas em tirinhas bem finas e deixe à parte.
Esprema a laranja e o limão e junte o suco à mistura da cebolinha. Acrescente o caldo de frango, o vinho do Porto, a geléia de uva e o molho inglês. Tempere com sal e misture bem.
Leve ao fogo brando e cozinhe mexendo de vez em quando com uma colher de pau, por cerca de 10 minutos.
Junte as tirinhas de casca de laranja e limão e continue o cozimento por mais 10 minutos ou até o molho ficar um pouco consistente e brilhante.
Retire do fogo, passe para uma molheira, deixe esfriar e sirva acompanhando o peru.



TORTINHAS DE MORANGO
Ingredientes da Massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
6 colheres (sopa) de açúcar cristal fino
1 gema
casca ralada de 1/2 limão
farinha de trigo para polvilhar
margarina para untar

Ingredientes do Recheio:
250g de morangos
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) Cointreau ou outro licor de laranja

Ingredientes do Creme:
4 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de essência de baunilha
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
2 folhas de gelatina sem sabor branca
1 colher (sopa) de água

Ingredientes da Cobertura:
1/2 pacote de gelatina de morango em pó
1/2 xícara de água fervente
1/2 xícara de água gelada

Modo de Preparo:
Massa: Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo junto com o sal, faça um buraco no centro do monte e junte a margarina, o açúcar cristal, a gema e a casca ralada de limão. Misture um pouco os ingredientes colocados no buraco e depois vá incorporando a farinha sem trabalhar demais a massa. Forme uma bola com a massa, enrole em filem plástico e coloque na geladeira por 30 minutos.

Recheio: Lave e enxugue os morangos, eliminando as folhas e os cabinhos. Corte os morangos ao meio, coloque-os numa tigela, polvilhe com o açúcar, regue com o licor, cubra e guarde na geladeira.

Creme: Numa panela de ágata, bata as gemas até obter uma mistura clara e fofa. Junte o açúcar e continue batendo até incorporar bem. Acrescente a baunilha e misture. Junte o creme de leite e misture bem, até obter uma mistura homogênea. Leve a panela ao fogo brando, em banho maria, e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até a mistura engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, numa panelinha, coloque a gelatina, cubra com a água, espere por 2 a 3 minutos e leve ao fogo brando, até dissolver. Retire do fogo e misture ao creme, batendo bem. Leve à geladeira para ficar consistente.

As tortinhas: Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Tire a massa da geladeira e abra com um rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, até ficar com 0,5 cm de espessura. Usando um cortador de biscoitos com 12 cm de diâmetro, recorte 7 círculos de massa. Forre forminhas de torta individuais, com 8 cm de diâmetro, previamente untadas com margarina. Achate a beirada da massa para que não ultrapasse a borda das forminhas. Com um garfo, faça alguns furos na massa. Cubra as forminhas com papel alumínio e encha com grãos de feijão ou arroz. Coloque-as numa assadeira e leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até a massa ficar bem dourada.

Cobertura:
Enquanto a massa é assada, prepare a cobertura: numa tigela, coloque a gelatina e a água fervente. Mexa bem até dissolver a gelatina. Junte a água gelada, misture novamente e leve à geladeira até começar a ficar consistente.

A Montagem:
Retire as forminhas do forno e elimine os grãos e o papel alumínio. Deixe esfriar e desenforme. No fundo de cada tortinha, espalhe 2 colheres (sopa) do creme já frio. Sobre o creme, disponha as metades de morango escorridas. Cubra as tortinhas com uma camada de gelatina de morango já um pouco consistente, arrume numa travessa e guarde na geladeira até a hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!