quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ESPETINHOS PARA CEIAS



MELÃO E PRESUNTO

 Uma combinação que não falha. Só que com mais ar de graça, utilizando o boleador (aparelho que corta legumes e frutas em bolinhas). Corte um melão ao meio, retire as sementes e recorte várias bolinhas.
Corte fatias de presunto cru em tiras compridas. Enrole cada bolinha de melão com uma tira de presunto e espete num palito para prender.

AMEIXAS ENCANTADAS

Utilize ameixas pretas sem caroços. (Coloque as ameixas numa panela, cubra com água, leve ao fogo alto e afervente por 2 minutos. Retire do fogo, escorra, deixe esfriar e retire os caroços.). Recheie cada uma com uma castanha de caju. Enrole cada ameixa numa tira de bacon: corte as tiras de maneira a não sobrar demais. Basta que se sobreponham levemente. Espete com um palito para prender. Leve numa assadeira sem untar ao forno preaquecido em temperatura alta (220ºC) por cerca de 15 minutos, até o bacon ficar ligeiramente crocante. Sirva quente com uma tigela de chutney de manga. Os espetinhos devem ser mergulhados no chutney para serem saboreados.

(CHUTNEY DE MANGA)

INGREDIENTES: 
- 2 xícaras de vinagre branco
- 2 e  1/4 xícaras de açúcar mascavo (ou branco, se preferir)
- 3 mangas maduras picadas
- 2 colheres (de sopa) de gengibre bem picado
- 1 dente de alho fatiado
- 1 cebola picada
- Uma pimenta vermelha inteira (será retirada depois)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 xícara de passas brancas picadas
- 2 cravos, 1 pau de canela,  noz moscada, à gosto. 
MODO DE FAZER:
. Numa panela grande, faça uma calda com a água, vinagre e o açúcar. Mexa até dissolver.
. Deixe que a calda levante fervura e aí acrescente a manga e todos os temperos.
. Mexa por dez minutos, até a manga ficar macia e quase desmanchando.
. Espere a calda reduzir bastante, até ficar como uma geléia.
. se precisar, acrescente um pouco de água.

OBS: Esse chutney vai bem como acompanhamento do peru assado. Também!
Crédito dessa receita: notíciasr7.com

CAMARÕES  HAVAIANOS

Utilize camarões médios, limpos. Coloque-os numa panela com água, suco de limão, 1 cebola cortada ao meio, 1 amarrado de salsa e cebolinha, 1/2 cenoura e sal. Cozinhe até ficarem rosados. Descasque os camarões sem retirar a casca da cauda. Espete um palito pelo lado das costas de cada camarão e prenda um pedaço de abacaxi fresco no palito pelo lado de dentro do camarão. Na ponta do palito, espete uma rodelinha de cebolinha verde.

OVINHOS ENCAPADOS

Utilize ovos de codorna cozidos duros. Com uma tesoura afiada, recorte tiras retas de presunto cru na largura do comprimento dos ovos. Enrole os ovos com as tiras de presunto cru e prenda com um palito.

BOLINHAS DE QUEIJO DIFERENTES

Numa tigela, misture 2 xícaras de queijo prato ralado grosso e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada. Junte aos poucos 2 claras batidas em neve e misture delicadamente, procurando manter o volume da mistura. Enrole a massa com as mãos untadas com margarina e forme bolinhas. Role as bolinhas sobre uma camada de castanhas de caju picadas até envolvê-las bem. Leve à geladeira por 2 horas, no mínimo, até ficarem bem firmes. Frite em óleo bem quente, aos poucos, até dourá-las por igual. Sirva espetadas em palitinhos salgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!