quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CEIAS DE ÚLTIMA HORA - SEGUNDA SUGESTÃO



BACALHAU ESPECIAL
Ingredientes:
350g de bacalhau
2 cebolas médias
1 e 1/2 cenouras médias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 colheres (sopa) de margarina
1 dente de alho médio amassado
4 fatias de pão de forma sem cascas
3 xícaras de leite morno
2 colheres (sopa) de cebola picada
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
6 gemas
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1/4 xícara de pão ralado
2 colheres (sopa) de margarina gelada cortada em pedacinhos

Modo de Fazer:
Coloque o bacalhau numa tigela, cubra com água fria e deixe de molho por 36 horas, trocando a água de vez em quando. (Caso a temperatura do ambiente esteja muito quente, coloque a tigela com o bacalhau na prateleira mais baixa na geladeira).
Escorra o bacalhau, lave com água fervente, retire a pele e as espinhas. Passe o bacalhau pelo processador de alimentos e reserve. Passe também a cebola e a cenoura pelo mesmo processo.
Numa panela, coloque o azeite e 2 colheres (sopa) de margarina. Aqueça em fogo médio até derreter. Junte a  cebola, a cenoura e o alho e cozinhe, mexendo de vez em quando, com uma colher de pau, até dourar levemente a cebola.
Junte o bacalhau e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Tire do fogo e deixe de lado.
Numa tigela, coloque o pão de forma, regue com 1/4 de xícara de leite e deixe de molho por 15 minutos. Amasse o pão e junte à mistura de bacalhau. Reserve.
Em outra panela, aquela a margarina restante em fogo médio, junte as 2 colheres (sopa) de cebola picada e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a cebola dourar levemente.
Junte a farinha e, mexendo sempre, cozinhe até que ela fique levemente dourada. Junte o resto do leite e, sem parar de mexer, continue o cozimento até o molho ficar espesso.
Tire o molho do fogo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, junte as gemas e misture até incorporar bem. Junte 2/3 do molho à mistura do bacalhau, misture bem e transfira para uma forma refratária de 20 x 30 cm. Despeje o molho restante por cima.
Preaqueça o forno em temperatura máxima. Misture o queijo parmesão com o pão ralado, polvilhe sobre a mistura de bacalhau e, por cima, espalhe os pedacinhos de margarina gelada.
Leve ao forno preaquecido somente para gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.



PAVLOVA DE LIMÃO
Ingredientes:
4 claras
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de maisena
1/2 colher (sopa) de casca de limão ralada

Recheio:
4 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícara de leite
1/2 colher (sopa) de casca de limão ralada
1/2 pacote de gelatina em pó, sabor limão
1 xícara de creme de leite fresco
casca de limão ralada e tirinhas de casca de limão para decorar

Modo de Preparar:
Corte um disco de papel manteiga com 20 cm de diâmetro e coloque sobre uma assadeira virada para baixo ou sobre o fundo de uma forma de abrir. Preaqueça o forno em temperatura mínima.
Na tigela da batedeira, coloque as claras e o sal e bata em velocidade alta até formar picos bem firmes. Sem deixar de bater, vá peneirando o açúcar cristal, misturado com a maisena sobre as claras, até a mistura ficar homogênea. Junte a casca de limão ralada, misture bem e retire da batedeira.
Espalhe parte da mistura de claras sobre o disco de papel, formando uma camada uniforme com 2 cm de espessura. Com a ajuda de 2 colheres de sopa, vá distribuindo porções regulares de suspiro na beirada do disco de papel, fazendo uma borda alta que possa, depois de assada, conter o creme do recheio sem derramar.
Coloque a assadeira no forno e asse o merengue por cerca de 2 a 3 horas ou até ficar crocante. Desligue o forno e deixe o merengue esfriar dentro dele para ficar bem seco.
Enquanto isso, bata as gemas na batedeira, até que fiquem cremosas e fofas. Junte o açúcar aos poucos e continue batendo até incorporar bem. Retire da batedeira. Junte 1 xícara do leite e a casca de limão ralada e misture bem.
Passe a mistura para uma panela e cozinhe em banho maria, sobre fogo brando, mexendo com uma colher de pau, até ficar espessa. retire a mistura do fogo e deixe amornar.
Enquanto isso, numa panelinha, aqueça o leite restante até ficar morno. Tire do fogo, junte a gelatina em pó e misture até dissolver.
Junte a gelatina dissolvida ao creme já morno, misture bem e deixe esfriar até começar ficar consistente.
Enquanto isso. bata o creme de leite na batedeira até ficar firme (ponto de chantilly). Despeje o chantilly sobre o creme de limão e misture delicadamente fazendo movimentos de baixo para cima com uma espátula. Passe para uma tigela, cubra com filme plástico e guarde na geladeira até o momento de servir.
Retire o disco de papel e coloque o merengue num prato de servir. Tire o creme de limão da geladeira e despeje dentro do merengue.
Decore a pavlova com casca de limão ralada e tirinhas de casca de limão e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!