quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

GALANTINE DE FRANGO



Ingredientes:
1 frango de aproximadamente 1,8 kg
10 xícaras de água fria
18 folhas de gelatina branca cortadas em pedaços
cascas de 4 ovos
4 claras
1/4 xícara de xerez ou vinho branco seco
2 pimentões vermelhos pequenos, sem pele e sem sementes cortados em tiras bem finas
150 g de pepinos em conserva cortados em tiras bem finas
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão
sal  e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de mostarda
1/2 xícara de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 ovo bem cozido cortado em 6 partes no sentido do comprimento
1 xícara de salsão (aipo) picado

Modo de Preparar:
Limpe o frango, lave sob água corrente, enxugue com toalhas de papel, corte em pedaços e coloque numa panela. Junte a água, a cenoura, a cebola, o talo de salsão e o sal e leve ao fogo forte até ferver.
Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até o frango ficar macio. Retire do fogo.
Passe o caldo para uma panela grande e bem larga coando através de uma peneira, e guarde o frango num prato à parte.
Com uma colher, retire a gordura que se formar na superfície do caldo. Meça 6 e 1/2 xícaras do caldo, verifique o sal e tempere com pimenta do reino. Coloque os pedaços de gelatina no caldo e deixe de molho por 5 minutos.
Leve a panela ao fogo médio até aquecer o caldo e derreter a gelatina. Enquanto isso, esmigalhe as cascas de ovos com as mãos, coloque-as numa tigela, junte as claras e bata até fazer espuma. Despeje devagar, sem parar de bater, no caldo aquecido.
Continue batendo, até o caldo ferver. Pare de bater e deixe formar uma crosta de ovos na superfície. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco, sem mexer.
Leve novamente ao fogo até ferver e sem quebrar a crosta de ovos, deixe esfriar novamente. Repita mais uma vez.
Forre uma peneira com 2 camadas de toalhas de papel (ou com um pano de prato fino e bem limpo) e coe o caldo deixando cair numa tigela. Junte o xerez.
Coloque um pouco de caldo no fundo de uma forma redonda com buraco central  de 24 cm de diâmetro e com capacidade para 2,5 litros e leve à geladeira por 20 minutos ou até firmar. Reserve o caldo restante fora da geladeira.
Enquanto isso, desosse o frango, elimine a pele e corte a carne em tirinhas finas. Coloque-a numa tigela, junte metade das tiras de pimentão e de pepino, verifique o sal, tempere com pimenta, junte o salsão picado, a mostarda, o azeite, o suco de limão e misture para temperar bem. Deixe à parte.
Tire a forma da geladeira e distribua as fatias de ovos cortados formando uma coroa na parte central da forma. Em volta dos ovo, distribua as tiras retiradas de pimentão e de pepino, de maneira decorativa. Com a ajuda de uma colher, despeje um pouco da mistura de gelatina na forma, com cuidado para não desfazer a decoração e leve novamente à geladeira até firmar.
Em seguida, distribua a mistura de frango na forma, tomando o cuidado de deixar a borda da forma vazia para ser preenchida pela gelatina.
Espalhe o resto da gelatina na forma e leve á geladeira até ficar bem firme.
Cerca de 30 minutos antes de servir, tire da geladeira e desenforme, diretamente no prato de servimento. Leve à mesa.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!