sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Grandes idéias para microondas!

"Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial." (Sayonara Ciseski)




AS GRANDES MICROIDÉIAS


Descubra todas as facetas desse sensacional aliado que é o microondas: ele ajuda as mães apressadas, gourmets inveterados e naturalistas convictos. Uma série de ideias inesquecíveis para facilitar mais ainda a sua vida. Tome nota!

Vinagre aromatizado
Coloque 04 xícaras (aproximadamente 01 litro) de vinagre de boa qualidade e leve ao micro, sem cobrir, em potência média, por 02 minutos. Num pote esterilizado, coloque 60g de ervas frescas (estragão, alecrim ou manjericão, por exemplo), despeje o vinagre e tampe hermeticamente. Aguarde de 02 a 03 semanas antes de usar.

Secar ervas aromáticas
Elimine os talos, lave as folhas e enxugue com toalhas de papel absorvente e leve ao micro junto com um copo contendo um pouco de água. Ligue o micro em potência alta, por 05 minutos, virando as folhas com uma colher a cada 02 minutos, até ficarem bem secas. Para guardar, esfarele as folhas com os dedos, ponha num pote de vidro e tampe hermeticamente.

Secar casca de limão ou laranja
Rale a casca (somente a parte colorida) de 01 laranja ou 02 limões num prato e leve ao micro, em potência alta, por 03 minutos. Deixe esfriar e guarde num pote de vidro e tampe hermeticamente.

Aquecer a comida do bebê
Retire o pote (capacidade de 250ml) com a comida do bebê do freezer e leve ao micro, na posição de descongelar, por 10 minutos. Retire a tampa, coloque o pote sobre um pires de chá e leve ao micro, em potência alta, por 02 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do micro e deixe ficar morna antes de servir.

Pelar tomates
Aqueça 04 xícaras (aproximadamente 01 litro) de água numa tigela, sem cobrir, em potência alta, por 09 minutos, até ferver. Mergulhe 02 a 03 tomates de cada vez, aguarde 02 minutos e transfira para uma tigela com água fria. A pele dos tomates sairá com facilidade.

Derreter chocolate
Com uma faca, raspe o chocolate, coloque numa jarra refratária (dessas de medir líquidos) e leve ao micro, sem cobrir, por 2,5 minutos, mexendo de vez em quando. Não use potência alta por que o chocolate é sensível a altas temperaturas, podendo cristalizar e endurecer.

Aquecer mamadeiras
Ponha 01 xícara de leite numa mamadeira, feche com o bico próprio e leve ao micro, em potência alta, por 1,15 minutos.

Amolecer manteiga
Tire o tablete de manteiga gelada da embalagem, coloque num recipiente pequeno e leve ao micro, sem cobrir, em potência baixa (descongelar), pelos seguintes tempos: tablete de 200g (05 minutos), tablete de 100g (entre 02 e 02,5 minutos).

Fazer farinha de rosca
Corte o pão em cubos e espalhe sem amontoar numa assadeira refratária. Leve ao micro, sem cobrir, em potência alta, por 04 minutos, mexendo na metade do tempo, até o pão ficar bem seco. Deixe esfriar e bata no liquidificador ou processador de alimentos. Guarde em recipiente que se fechem hermeticamente.

Crescer massa de pão
Prepare a massa de acordo com a receita e coloque numa tigela grande untada. Cubra a tigela com filme plástico especial para microondas e leve ao micro, em potência baixa, por 30 segundos. Não abra a porta do micro e aguarde por 10 minutos. Repita a operação por mais 2 ou 3 vezes, até a massa dobrar o volume.

Reidratar frutas secas
Coloque 100g de frutas secas pequenas (uva-passa, damasco, ameixa preta) numa tigela, regue com 4 colheres (sopa) de água ou alguma bebida alcoólica destilada (aguardente, conhaque, licor), cubra com filme plástico especial para microondas, deixando uma pequena abertura, e leve ao micro, em potência alta, por cerca de 3 minutos ou até amolecerem. Mexa na metade do tempo. No caso de querer reidratar frutas secas grandes, coloque de véspera numa tigela, cubra com água ou bebida alcoólica destilada e deixe de molho durante a noite. Escorra o liquido, deixando uma quantidade correspondente a 4 colheres (sopa), e proceda como explicado anteriormente.

Derreter gelatina
Gelatina em pó
Coloque o liquido pedido na receita numa tigela, polvilhe a gelatina sobre o liquido, aguarde por 3 minutos, misture bem e leve ao micro, sem cobrir, em potência média, até dissolver. O tempo vai depender da quantidade de líquido utilizado (para o1 pacotinho dissolvido em ¼ de xícara de água, o tempo será de 01 minuto). Mexa para verificar se a gelatina está totalmente dissolvida e o liquido transparente. Complete a receita da maneira recomendada.

Gelatina em folha
Corte as folhas de gelatina em pedaços pequenos, coloque uma jarra refratária, cubra com o liquido conforme indicado na receita e deixe de molho por 3 minutos. Leve ao micro, sem cobrir, em potência alta, por 1 minuto, até derreter. Mexa para misturar e verificar se as folhas derreteram completamente. Use conforme a receita.

Suspiros
Numa tigela, coloque 1 clara sem bater, 1 ¾ xícara (250g) de açúcar de confeiteiro, uma pitada de sal e ½ colher (sopa) de casca de limão ralada, e misture até integrar todos os ingredientes e poder formar uma bola com a mistura, que deverá ficar espessa e úmida. Com uma colher de chá, forma bolinhas e vá colocando em formas de papel. Distribua as forminhas no prato giratório do micro ou em um prato refratário, e leve ao micro, em potência alta, por 1,5 minutos. Retire do micro e deixe esfriar completamente antes de servir. Dá aproximadamente 32 suspiros, que não ficam finos e bonitos como os tradicionais, mas satisfazem plenamente as crianças.

Preparar iogurte
Numa tigela grande ponha 2 xícaras (chá) leite (não utilize leite em caixa), cubra com filme plástico especial para microondas, deixando uma pequena abertura,e e leve ao micro, em potência alta, por 6 minutos. Retire a tigela, elimine o filme plástico, coloque numa bacia com água e cubos de gelo, e deixe ficar morno. Retire a tigela da bacia, junte 2 colheres (sopa) de iogurte natural e 2 colheres (sopa) de leite em pó, misture, cubra novamente com filme plástico especial para microondas e leve ao micro, na potência aquecer, por 70 minutos. Retire, deixe esfriar e guarde na geladeira.

Suco de frutas cítricas
Para obter mais suco das frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), leve a fruta sem descascar ao micro, em potência alta, por 20 ou 30 segundos, antes de espremê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!