quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

JÁ QUE VOCÊ ERROU NO HORÁRIO DE COMER, ACERTE NA "BOQUINHA" DA NOITE


O famoso assalto à geladeira, que acontece com a maioria das pessoas, pode engordar pois o metabolismo desacelera. Por ser um ato impulsivo já que a fome bate e você abriu a geladeira, o que for mais saboroso e estiver a frente, a consequência é de arrependimento no dia seguinte, má digestão, insônia ou ganhar mais quilos se este comportamento for frequente e impensado.
Para não cair nessa "armadilha", sempre tenha alguns alimentos na geladeira e que fiquem bem à vista.
Vale lembrar que a porção escolhida de qualquer um dos alimentos deve ser bem pequena e esse comportamento não deve se tornar um hábito, jamais! Para tanto, faça várias refeições ao longo do dia, inclusive a do começo da noite.
 Mas se o dia foi estressante demais, perdeu o sono, resolveu assistir a um programa de TV, tem que fazer algum trabalho, de quando em vez, todo mundo entende a situação. Com os alimentos citados abaixo, vai ser muito mais fácil vencer a fome e ainda manter a forma. Quais são eles?

* Leite semi ou desnatado: por conter triptofano, produzi a sensação de prazer e bem-estar. Assim, um copo de leite quentinho pode ser um ótimo relaxante para ter uma noite de sono tranquila. Sendo semi ou desnatado você garante um consumo menor de gorduras e calorias.

* Queijos brancos: Derivados do leite, os queijos também contém triptofano e, por consequência, a serotonina. Além da sensação de bem-estar, eles são ótimos reguladores de apetite e tem baixas calorias.

* Aveia: um mingau quentinho vai muito bem ou iogurte desnatado, light com frutas misturado com a aveia. Tem vitamina B6 que sacia, é saudável e de baixa caloria.

* Frutas in natura: tenha sempre frutas à disposição na geladeira para esse momento de fome impulsiva. Elas tem o poder de dar a sensação de saciedade imediata. Procure consumir as frutas menos calóricas como a maçã, kiwi, abacaxi, pera ou caju. O suco não entra aqui pois mesmo sendo da própria fruta, a capacidade de saciedade diminui em muito, assim como a quantidade de fibras.

* Chás: Desde que não contenham cafeína. Há no mercado, chás em embalagens longa vida em vários sabores e combinações deliciosas. Mas o bom e velho chá manual e caseirinho como o de erva doce, camomila, são imbatíveis.

* Uva-passas, damascos secos, castanhas, nozes e avelãs: uma pequena porção de um destes alimentos é saudável e, os últimos 3, por serem oleoginosos, contém fibras e gorduras boas e regulam o funcionamento do organismo. A uva passas é antioxidante, de baixa caloria, previne infarto e outras doenças cardiovasculares. Mas é fonte de energia, portanto, o consumo não deve ser uma opção frequente à noite. O damasco possui muios nutrientes, ferro e fibras.

* Pão-com-alguma-coisa:  se não consegue ficar sem o carboidrato ou é fã do pão, a versão integral com uma geléia sem açúcar é uma boa pedida.

Procure variar as escolhas!
De novo lembramos que, essas boquinhas noturnas devem ser esporádicas. Há comprovações de que, se tornando um hábito, pode causar doenças como diabetes,  a Síndrome da Alimentação Noturna (SAN), insônia e o grande vilão que é o aumento de peso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui! Responderemos logo que possível!